A pergunta do título renderia horas de conversa, mas é possível dar uma resposta mais simples a ela: segundo a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (Agenda de Túnis, 2005, parágrafos 29 e ss.), “a gestão internacional da Internet deve ser multilateral, transparente e democrática, com plena participação dos governos, do setor privado, da sociedade civil e das organizações internacionais”. Mais recentemente, reconheceu-se como fundamental a participação da academia e da comunidade técnica.
É com esse espírito multistakholder, que se realiza anualmente o Internet Governance Forum (IGF), que em 2018 acontecerá em Paris, França.
Como parte dos eventos preparatórios para o IGF global, a comunidade latino-americana se reuniu no início de agosto em Buenos Aires, Argentina, para o LACIGF 11 (https://lacigf.org/), oportunidade na qual os diferentes atores que compõem a Governança da Internet discutiram temas e questões relevantes para a região, que serão levados para o debate em Paris.
O Legal Hackers se fez presente com membros dos capítulos de São Paulo (BR), Cidade do Panamá (PA), Tegucigalpa (HN) e Buenos Aires (AR) – estes últimos, nossos anfitriões -, o que permitiu o compartilhamento de experiências, idéias e projetos de atuação.
O SP Legal Hackers deseja longa vida ao LACIGF e ao IGF, duas importantes ocasiões anuais para o fortalecimento de uma Internet livre, democrática e segura!
Por Ana Carolina Rodrigues e Juliana Novaes
Nas fotos: Ana Carolina e Juliana (São Paulo); Lia (Panamá); Eduardo (Tegucigalpa); e JuanMa (Buenos Aires).
#LACIGF2018 #IGF #YouthLACIGF #ISOC #LegalHackers #BuenosAires #SPLegalHackers